Depois de Você - Jojo Moyes



Ano: 2016
Editora: Intrínseca 
Páginas: 320

Ah, finalmente chegamos no “depois” da história que arrancou muitas lágrimas de milhões de leitores de “Como eu era antes de você”. Quando soube que “Depois de você” seria lançada eu mal podia esperar para saber o que aconteceu com Louisa. Como ela estava sem virando em Will? Será que ela logo encontra outro amor que possa fazê-la feliz novamente?

Todas minhas dúvidas foram respondidas e, devo dizer, não esperava 90% do que o livro mostrou! Sério!


CUIDADO, PODE CONTER SPOILERS!


Imagem do filme "Como eu era antes de Você"


É uma decepção que Lou não tenha seguido com a vida coisa nenhuma. Sim, ela viajou, morou em outros lugares, até finalmente saiu daquela cidadezinha que ainda a julgava por ter participado do suicídio assistido de Will etc. Só que ela não incorporou o pedido que ele fez de que ela deveria viver de verdade, sem se limitar.

De volta a Londres, morando no apartamento que comprou com o dinheiro que Will deixou para ela, tudo parecia se repetir. Ela estava simplesmente sobrevivendo, trabalhando como garçonete num pub irlandês dentro do aeroporto deixando a vida passar. Uma bela noite, Lou decide tomar umas taças de vinho e ligeiramente bêbada sobe no terraço do seu prédio e começa a andar no parapeito até que é surpreendida por uma voz que de uma moça. Ela se desequilibra e cai do prédio. Seria o fim da nossa querida Lou, se ela não tivesse tanta sorte de ter sua queda amortecida pela espreguiçadeira do vizinho mais abaixo.

É assim que começa a história.

Fraturas múltiplas e até expostas foram capazes de dar uma mexida na vida da nossa protagonista. Uma coisa que podemos observar nas histórias de Moyes é que apesar de serem romances, eles não fogem tanto da realidade. Na verdade, eles são tão reais que você pode até se decepcionar esperando o velho mamão com açúcar de sempre.

Mesmo em “Como eu era antes de você” o romance de Lou com Will não é só romance. Tanto que se fosse o romance "mamão com açúcar" ele certamente teria desistido do suicídio para ficar com ela. Por que estou dizendo isso? Porque pelo menos metade do livro envolve o aparecimento da FILHA de Will. Sim! Will teve uma filha, mas não sabia.

Eu me assustei com a revelação e no decorrer do livro fiquei ansiosa para o aparecimento do “novo amor”, e ele aparece, mas a maior parte do livro é voltada para atenção que Lou dá a essa descoberta. Lily foi fruto de uma relação de Will com uma antiga namorada da faculdade. A adolescente, depois que descobre que Will era seu pai biológico, pesquisa sobre ele na internet e descobre Lou. Logo consegue o endereço dela a procura na intenção de saber mais do seu pai. Ocorre que essa garota é um problema, não tem limites, os pais não exercem controle algum sobre ela, fuma o tempo todo e até usa drogas.

Confesso que fiquei bastante irritada com a garota por conta dos problemas que ela se mete e por sua capacidade de não se importar muito com os outros, além da carência exagerada de tipo “ninguém me ama, ninguém me quer”. Tive ainda mais raiva ao ver Lou se envolver de uma forma que começou a prejudica-la. É compreensível que ela queira ajudar a garota e se envolva até certo ponto, mas nós já conhecemos nossa heroína e sua capacidade de auto sabotagem. Lily se tornou a desculpa dela para atrasar ainda mais sua vida, inclusive negando uma excelente oportunidade de emprego como cuidadora em Nova York junto com Natan (Sim! Nosso querido Natan também está de volta!).

Imagem do filme "Como eu era antes de Você"

Certo, falei tudo que me irritou em pelo menos 70% do livro. Agora vamos as melhores partes, na minha opinião.

Após o grave acidente, atendendo a um pedido do pai, Louise começa a frequentar o Grupo Seguindo em Frente e lá conhece Sam. Ele, que está sempre no final de cada encontro esperando seu sobrinho para leva-lo em casa, é na verdade o paramédico que ajudou no resgate de Lou quando ela caiu do prédio e se quebrou quase inteira. Lou lembra bem dele e não fosse a calma que ele transpareceu, além de ter segurado sua mão durante todo caminho até o hospital, as coisas teriam sido mais difíceis.

Existe uma atração entre os dois, mas até a história deles realmente começar leva algum tempo. Sam é bonito, forte, inteligente, compreensível, ou seja, perfeito! Os dois chegam a dormir juntos, porém um grande mal-entendido atrapalha todo o romance (é um mal-entendido bem engraçado, na minha opinião) e até ele ser explicado você vê mais páginas de Lou resolvendo a vida de Lily e Lily dando ainda mais trabalho.

Quando finalmente se resolvem e as coisas parecem que vão andar para um final feliz nos deparamos com a insegurança de Lou em deixar alguém ser tão importante em sua vida que, caso ela perca a pessoa, não sabe se suportaria viver toda sua dor novamente. Até que um fato muito sério (não vou revelar para não estragar por completo a adrenalina e emoções da história) faz com que Lou se dê conta do quanto ela gosta de Sam e como precisa se abrir para viver esse amor por completo, sem medos.

Sobre o final devo dizer que não me agradou muito, pois não houve um grande “fechamento”. Na verdade, a história ficou bem aberta e me pergunto se ainda haverá continuação desse livro. Uma coisa certamente boa do final é que Lou finalmente faz o que é melhor para si e vai em busca de viver uma vida de verdade.

A MELHOR parte do livro, e mais engraçada, na minha opinião, é a mudança da mãe de Lou. Sério, é hilário ver como ela revolucionou a própria vida deixando de ser aquela mulher convencional que vive para servir os outros. Muito interessante é ver como isso afetou a família, principalmente seu esposo que até o último momento resistiu e foi contra a mudança, mas depois acabou dando o braço a torcer e viu que sem a mulher dele é que não poderia viver, independentemente do estilo de vida que ela agora adotou.

 Então é isso, queridos! Recomendo a leitura para todos que amaram “Como eu era antes de você”, porém não tenham a maior expectativa do mundo. Se você gostou da resenha compartilhe com seus amigos e deixe nos comentários sua opinião sobre a obra, caso já tenha lido!

Inscreva-se no blog e siga nossas redes sociais para não perder mais nenhuma novidade!

Até a próxima!


Comentários

  1. Olá, Millena Martins.Gostei muito da resenha desse livro, já vou coloca-lo na minha lista de leitura que vou fazer nas próximas ferias.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Pode colocar na sua lista sem medo! hahahaha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas