Era uma vez no outono - Lisa Kleypas





Esse é o 2° livro da série “As quatro estações do amor” escrito pela talentosíssima Lisa Kleypas, uma das referências em romances de época na atualidade, sem dúvida.
Para você que não conhece a série aí vai um pequeno resumo geral:

Numa típica sociedade inglesa se você não possui beleza, um bom dote, status ou não segue as regras à risca, acaba sendo rejeitada pelos melhores partidos da sociedade e provavelmente se tornará uma solteirona. Esse parecia ser o futuro das quatro amigas Annabelle Peyton, as irmãs Lillian Bowman e Dayse Bowman e Evangeline Jenner. Certo dia, cansadas de tomar chá de cadeira nos bailes, surge a ideia de elas unirem forças para conseguirem um marido, começando da mais velha até a mais nova, afinal naquele tempo ter 25 anos já se poderia considerar a moça como velha para se casar.  A partir daí a vida de cada uma começa a mudar.

Para você não ficar totalmente de fora...

... o 1° livro da série foi o “Segredos de uma noite de verão”, que conta a história de Annabelle Peyton, uma moça linda e encantadora, porém sem dote e família com problemas financeiros. Com a ajuda de suas amigas fará de tudo para conseguir se casar com um homem nobre, mesmo que seja mais velho e nem tão bonito. Simon Hunt não deixou de perceber a existência da bela Annabelle, mas ela parece determinada a ignorá-lo. Simon é um homem de origem humilde que através do comércio se tornou bastante rico, mas somente isso é o que o mantém no meio da sociedade londrina, já que não possui título e, até certo ponto, maneiras. Tudo que ela parece não querer no momento. Só que o tempo e insistência do Sr. Hunt não deixariam de afetá-la e aos poucos ela começa a enxerga-lo com outros olhos.


Com esse breve resumo chegamos ao 2º livro da série que foi lançado em fevereiro pela Editora Arqueiro (amo!) e, na minha opinião, é o melhor até agora. “Era uma vez no outono” conta a história de Lillian Bowman, uma americana cujo pai rico se muda para Londres na expectativa de ver suas filhas casadas com nobres ingleses.

O problema é que Lillian não é uma moça adequada para os padrões da sociedade. Não deixa de falar o que pensa, não se porta à mesa como deveria, é tão boa em esportes quanto qualquer outro garoto, o que não é bom, considerando que ela deveria se comportar como uma perfeita dama. Tantos “defeitos” fizeram com que ela não despertasse o interesse de nenhum homem de título (assim como também ninguém pareceu despertar o interesse dela), mesmo considerando que ela tem um excelente dote. Porém um certo homem não deixou de nota-la e... detestá-la!

Lorde Westcliff, um homem dominador que sempre buscou a excelência mal consegue suportar o comportamento das irmãs Bowman, principalmente da mais velha, Lillian. Se não fosse os negócios que pretende fechar com o pai da moça ele ficaria muito satisfeito em nunca mais vê-la. O sentimento é recíproco. Lillian consegue detestar Lord Westcliff tanto quanto ele parece determinado a despreza-la, mas todos esses sentimentos negativos escondem algo muito mais profundo que os dois ainda desconhecem.

Honestamente, o que mais gostei nessa história foi a reviravolta de alguns acontecimentos. Normalmente, quando lemos com frequência algum gênero literário específico, como os romances de época, nós conseguimos prever como algumas coisas vão acontecer. Sim, esse livro tem um pouco disso também, mas o final foi especialmente uma surpresa para mim (não se preocupem, não vou dar spoilers!). Me diverti muito com a audácia de Lillian e foi muito agradável ver a mudança no comportamento de Westcliff, assim como o crescimento do sentimento que eles já nutriam um pelo outro. Eu indico MUITO a leitura desse livro, certamente vai lhe encantar, fazer rir e sonhar assim que terminar de lê-lo.


PERSONAGENS PRINCIPAIS

Como sempre, fico imaginando quem seriam os atores que poderiam interpretar os personagens principais do livro caso houvesse alguma adaptação para cinema ou TV. Então aí vão meus palpites:

Hugh Jackman
Rachael Leigh Cook

Hugh Jackman certamente serviria para muitos personagens em vários romances de época, mas com Marcus Westcliff ele se encaixaria muito bem. Feições severas, testa larga, lábios longos e finos. Só falta os olhos serem pretos, mas no resto eu só tenho a dizer: "Olá, lorde Westcliff!".
 Você deve se lembrar da atriz Rachel Leigh Cook no filme "Ela é demais" (1999). Rosto fino, olhos felinos, só falta o cabelo ser completamente preto e ela poderia tranquilamente interpretar a querida Lillian Bowman. 




CURIOSIDADES

Rounders

Pela segunda vez temos a menção do rounders, um jogo muito popular (favorito das irmãs Bowman) que é bastante comparado ao baseball. A grande diferença é que os tacos são mais curtos, geralmente é balançado só com uma mão e não se usa luvas. Existem algumas diferenças quanto as regras, mas como eu mal entendo de baseball infelizmente não soube comparar para informar a vocês.




Cabeça de vitela

Eu não sei vocês, mas ri bastante com a cena do jantar no momento que é servida a iguaria inglesa que Lillian só consegue identificar como “a cabeça tostada de um animal irreconhecível, com vapor subindo do crânio recém-assado”. Pois bem, eu não coloquei a foto que achei desse prato para que muitas de nós não ficássemos verdes, como a Lillian ficou (hahahaha), mas a nível de curiosidade, a cabeça de vitela é a cabeça do bezerro. Eu achei estranho, porque sempre que ouvia o nome “vitela” eu imaginava um pássaro (Tô sabendo demais das coisas... hehehehe). Só que não, é um coitado de um bezerrinho mesmo.



Borboleta Erinnis “pages”

Ainda na cena do jantar, ao ver Lillian quase vomitando na mesa por conta da cabeça de vitela, Westcliff inventa uma desculpa para que ela e sua irmã possam se retirar. Ele as chama para ir até a estufa porque queria que elas vissem uma espécie rara de borboleta. Quando eles estão saindo um outro convidado pergunta que espécie é essa e Westcliff responde que é a erinnis “pages”. O convidado disse que nunca ouviu falar dessa espécie, e sim da erinnis tages, então ele inventa que essa é uma espécie híbrida. Pois bem, realmente só existe a erinnis TAGES, que é essa belezura aí:



Gostou do post?! Então não deixe de comentar e compartilhar com seus amigos! Curta e inscreva-se no blog para não perder mais nada!


Comentários

  1. Adorei sua resenha 😊 li sorrindo... Kkkkkk amo as wallflowers e a arqueiro ta sendo maravilhosa em traze-las pra gente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, obrigada! A Arqueiro realmente tem sido maravilhosa e espero que continue sempre publicando esses romances de época lindos!

      Excluir
  2. Resenhou super bem !
    Beijo
    www.haynhenemartins.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Curti muito o seu blog, principalmente o look do dia! Parabéns!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas