Os concorrentes ao Oscar 2016 de Melhor Filme que foram baseados em livros

                
              O fim de semana do Oscar está chegando e ninguém quer ficar de fora do que acontece nessa grande premiação. Por ser uma apaixonada por livros, não poderia deixar de listar quais os filmes que concorrem na cobiçada categoria de “Melhor Filme” que foram baseados em livros! Sim, esses livros incríveis já tinham conquistado milhares de leitores pelo mundo e agora eles podem ver sua imaginação tornar realidade. Então vamos a lista:



                                         

A Grande Aposta – Com um elenco de peso (Christian Bale, Ryan Gosling, Brad Pitt, Steve Carrel) A Grande Aposta é um dos concorrentes ao Oscar 2016 tendo sido inspirado pelo livro “The Big Short” (A Jogada do Século, para nós brasileiros), do autor Michael Lewis. O livro fala sobre o desenrolar do grande colapso financeiro ocorrido em 2008, mostrando como os operadores deram início a grande crise numa das maiores e principais bolsa de valores do mundo.


                         


                                       

A Garota Dinamarquesa – Tem no seu elenco Eddie Redmayne, ganhador do Oscar de melhor ator em 2015 - concorrendo na mesma categoria esse ano - e a atriz Alicia Vikander, que concorre ao Oscar de melhor atriz coadjuvante. O filme é baseado no livro de David Ebershoff, inspirado pela biografia de Lili Elbe, a primeira transexual a se submeter a uma cirurgia de redefinição de sexo. Fala sobre o seu relacionamento com sua esposa, Gerda Wegener quando ainda era Einar Mogens Wegener, até a sua descoberta como mulher e todo processo de aceitação até sua cirurgia e morte devido a complicações. Inicialmente o livro era publicado no Brasil como "A Garota de Copenhague", porém após a adaptação cinematográfica o livro ganhou o mesmo título do filme.


                         

                                       

O Regresso – Concorrendo a 12 categorias no Oscar 2016 (incluindo de melhor ator e melhor diretor), O Regresso foi baseado no livro de Michael Punke que conta a história real (Sim, aquilo tudo aconteceu mesmo!) ocorrida em 1823 onde o experiente caçador Hugh Glass é atacado por um urso e gravemente ferido e, em dado momento, é deixado para morrer. Porém ele consegue se recuperar enfrentando diversas dificuldades (e bote dificuldade nisso!) alimentado pelo seu desejo de vingança.                            

                                       

Brooklyn – O filme é baseado no livro de Colm Tóibín que narra a história de Eilis Lacey, uma jovem irlandesa que se vê na necessidade de sair do seu país para aceitar um emprego no Brooklyn. Após algum tempo solitário de trabalho e estudo ela conhece um jovem que aos poucos vai fazendo parte de sua vida. Porém em certo momento ela precisa voltar para seu país com urgência e tudo começa a mudar. Logo ela precisa fazer uma grande escolha. Saoirse Ronan concorre ao prêmio de melhor atriz.


                             
                                       

Perdido em Marte – Mais uma grande produção que concorre em 7 indicações (Não tanto quanto O Regresso, mas está valendo!), Perdido em Marte é baseado no livro de Andy Weir e conta a história de Mark Watney, que após seis dias em missão no planeta vermelho junto com sua tripulação, é atingido por uma tempestade de areia e abandonado por seus companheiros que pensavam que ele tinha morrido num grave acidente. Mark luta para sobreviver até que o resgate chegue da terra. Uma excelente ficção científica.


                           

                                         


O Quarto de Jack – O filme que concorre a 4 estatuetas nesse ano foi baseado no livro da irlandesa Emma Donoghue. Originalmente o nome do livro é “Room” e se você quiser compra-lo em alguma livraria deverá procurar pelo título “Quarto”. Conta a história do pequeno Jack, de cinco anos, e sua mãe, Joy que está presa nesse “Quarto” com seu filho há 7 anos. Contado através da visão do garotinho, Quarto é uma história emocionante de amor incondicional e descobertas, pois depois que finalmente conseguem fugir da sua prisão não sabem o que é mais difícil: viver no quarto ou no mundo lá fora.

Os outros concorrentes ao Oscar 2016 de melhor filme, mas não foram baseados em livros são: Mad Max: Estrada da fúria, Spotligh e Ponte dos Espiões.

Obs.: O Filme “Ponte dos Espiões” tem sido alvo de uma controversa. Muitos sites têm veiculado que o filme é baseado no livro “Bridge of Spies” de Giles Whittell. Porém outros contam que o autor desse livro na verdade está processando os responsáveis pelo o filme por não terem pedido permissão para usar o título do seu livro e sua história, ou seja, o filme conta praticamente a mesma história do livro, mas oficialmente ele não é baseado no livro e sim no roteiro original (que também concorre ao Oscar esse ano) de Matt Charman, Ethan Coen e Joel Coen.

Você já leu algum desses livros? Comente conosco se ele é fiel a sua adaptação cinematográfica, ou, se você só viu o filme, conte-nos o que achou! Até a próxima!


Comentários

Postagens mais visitadas